Como fazer uma boa redação?

Ela equivale a 1/5 da sua nota no Enem e, em alguns vestibulares, pode até atingir a 1/2 da nota! Já está mais que comprovado de que a Redação é um item importantíssimo para qualquer um que queira se dar bem na Escola, no Vestibular, no Enem.
Logo, ela o terror dos estudantes.
Por isso, resolvi repassar para vocês 14 regras infalíveis que meu professor de Português me ensinou. Siga elas e vocês farão uma redação digna de aplauso:
  1. Letra Legível (não precisa ser bonita apenas ser compreensível);
  2. Margens regulares (sim, a estética do texto conta!);
  3. Espaço no começo do parágrafo (os famosos dois dedinhos...);
  4. Ausência de rasuras (muito cuidado para não errar, se não já era!);
  5. Ortografia (adeque-se as novas regras do Acordo Ortográfico);
  6. Pontuação;
  7. Separação de sílabas (essa vocês sabem né: ss, rr e afins) ;
  8. Uso do travessão (geralmente em textos Narrativos);
  9. Frases claras e curtas (Leia-se: Não Fique Enchendo Linguiça);
  10. Ausência de palavras repetidas (opte pelos sinônimos);
  11. Sequência de fatos (não coloque o cavalo na frente da carroça...);
  12. Divisão em parágrafos (de 3 a 5 linhas cada parágrafo);
  13. Adequação a proposta (não fuja do tema);
  14. Criatividade (adquira isso lendo, lendo, lendo e se informando por meios de jornais e revistas. Não se aliene ao mundo)
Bom galera, é isso aí. Até a próxima e boa sorte com sua redação!

P.S.: Vocês já sabem, mas qualquer dúvida pergunte aí embaixo que eu tentarei responder. Beijos.
    "Como se dar bem na Escola é mais uma série do Blog Desocupada Forever que visa dar utilidade a essa merda ajudar alunos desesperados por aí, fornecendo informações, ajuda psicológica e lógico, cola discarada de uma garota que já esteve em 7 escolas diferente e em 2 dois estados distintos. Créditos a minha querida mãe, que teve a ideia da série e me apóia em tudo o que eu faço."

    Nenhum comentário: