O Príncipe



Fazendo minha tarefa de História (vou passar esse link para minha prof ver que eu faço tarefa ;) deparei-me com uma citação que me deixou ao mesmo tempo fascinada e curiosa. Era esta:


"Daqui nasce um dilema: é melhor ser amado que temido, ou o inverso? Respondo que seria preferível ser ambas as coisas, mas, como é muito difícil conciliá-las, parece-me muito mais seguro ser temido do que amado, se só se puder ser uma delas(...)."


A questão pedia para que eu identificasse de que obra e de que autor era esse trecho. Minha reação:
Google digita o começo da frase > =O


Escrita por Nicolau Maquiavel em seu livro intitulado O Príncipe, ele descreve vários meios de conseguir e manter o poder. O fato é que suas máximas são extremamente interessantes, então resolvi posta-las aqui para vocês verem:
"Minha opinião é a de que é melhor ser ousado que prudente." 
"Quando os homens não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição." 
"Todos vêem o que aparentas, poucos se dão conta de quem tu és." 
"Os homens raramente têm valor bastante para ser inteiramente bons ou inteiramente maus." 
"Não obstante, o príncipe deve fazer-se temer de modo que, mesmo que não ganhe o amor dos súditos, pelo menos evite seu ódio." 
"O homem que tenta ser bom o tempo todo está fadado à ruína entre os inúmeros outros que não são bons." 
"O homem esquece mais facilmente a morte do pai do que a perda do patrimônio." 
"Como é perigoso libertar um povo que prefere a escravidão." 
"Os preconceitos têm mais raízes do que os princípios." 
"Em politica, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã."
Bom, estes são apenas alguns trechos. Para quem gostou, seria interessante ler O Príncipe, livro que com certeza vai para meu "Vou Ler" no Skoob. 
Desocupados também são majadores de política, economia e história, táh ligado! 
Para ter em casa: Submarino

Nenhum comentário: